Agência Fogazza site_likes_nao_pagam_as_contas_vendas_sim-1200x423 Likes não pagam as contas, vendas sim. Apps Blog facebook Marketing Digital meme Midia Social prova social redes sociais  redes sociais netflix marketing digital FACEBOOK  Publicidade

Likes não pagam as contas, vendas sim.

Continuando o nosso papo sobre comunidades, gostaria de trazer hoje dois casos muito interessantes de duas empresas que nós da Fogazza amamos muito: O Cemitério Jardim da Ressurreição e a Netflix. Só de escrever esse post eu já estou rindo ao lembrar do posicionamento que essas marcas têm na comunidade e o quão genial é o marketing social deles. Primeiramente, vamos falar sobre a queridinha da nação, a Netflix.

Netflix é um serviço de streaming de vídeos norte-americano que ganhou território mundial e é atualmente o maior concorrente do YouTube, TV’s por assinatura e outros serviços de streaming como o da Amazon, Crackle, Net…, mas ela ganha em disparado aqui no Brasil e tem um motivo pra isso: Relacionamento interativo com o consumidor.

O Brasil está acostumado a ter um péssimo atendimento quando se trata de serviços de Telecom. É um terror tentar cancelar uma assinatura, plano ou reclamar sobre a qualidade de um serviço de grandes empresas. Tem até um vídeo feito pelo Portas dos Fundos que mostra claramente como é o relacionamento de grandes marcas com o consumidor final.

A Netflix e várias outras empresas vieram para ensinar às grandes marcas um conceito chamado de OminiChannel, que se baseia em pensar em toda a trajetória do consumidor e melhorar a sua experiencia enquanto ele tem contato com a empresa, seja num quiosque, loja, site, telefone, WhatsApp…, e evitar reclamações, entregando alto valor.

Agência Fogazza 40022336_2013758892014227_2434594497976336384_n.png?_nc_cat=108&_nc_eui2=AeECZLpohcvvndq3im9QrJfN_PsJ9085ofs85zi79UGFJFaKwspooWF4FJbRKSGsDeDebAzkpVS679w7llyjPx-NY4sexrCd2TZq9PVtxnh9jg&_nc_ht=scontent.fcgh12-1 Likes não pagam as contas, vendas sim. Apps Blog facebook Marketing Digital meme Midia Social prova social redes sociais  redes sociais netflix marketing digital FACEBOOK  Publicidade

Uma vez, uma amiga minha ligou para a Netflix para cancelar o serviço pois estava com problemas em sua internet e não estava assistindo as séries, então o atendente, que estava super animado e ouvia-se barulho de festa nos fundos devido a terem batido as metas do mês, fez o dia dela ser muito feliz: Entendeu o problema, viu o perfil de séries que ela tinha deixado de assistir, comentou sobre o que acontecia na série e ela estava perdendo e então sugeriu a suspensão da cobrança do serviço temporariamente em seu cartão de crédito, além de sugerir (em Off) a contratação de uma promoção de uma empresa de telefonia que não cobrava a Netflix e ainda enviou um cartão presente com um mês grátis para ela poder assistir em algum outro lugar ou presentear alguém (tipo eu aqui haha).

Basta você entrar na página da Netflix Brasil que você entenderá que o pessoal de Social Media deles é super conectado com a audiência e com as séries e filmes da plataforma, interagindo e engajando o público a acompanhar as novidades da plataforma sempre pela página, podendo inclusive sugerir conteúdo, sempre sendo respondido com ótimo humor.

Outro caso genial é o do nosso querido CEMI, o Cemitério Jardim da Ressurreição. Meio mórbido e engraçado ter uma referência de cemitério quando estamos falando sobre Ominichannel, não é? Mas é exatamente este o perfil do CEMI, meio mórbido e super engraçado.

É uma pagina real de um cemitério real no estado do Piauí que ganhou enorme repercussão a partir de 2016 quando deixou de lado suas postagens motivacionais, consoladoras e adaptaram um humor ácido, cheio de referências com memes da internet misturando ao conteúdo mórbido que gira em torno da morte. Literalmente, eu morro de rir com eles.

Agência Fogazza 50241546_1983990645030871_909059459177775104_n.jpg?_nc_cat=105&_nc_eui2=AeFK5Gt3T_K3li1chNaLKErZYansA7W5AXleeKsgtqki1LnUtoyIy8jMXSCHsEszTRvimw_dn_ElCEvcbvPl1UEgymNu0OOnQb_ZfDCVcrB42g&_nc_ht=scontent.fcgh12-1 Likes não pagam as contas, vendas sim. Apps Blog facebook Marketing Digital meme Midia Social prova social redes sociais  redes sociais netflix marketing digital FACEBOOK  Publicidade   A mudança de posicionamento aconteceu em 2015, após contratarem uma agência de marketing que, ao analisar os posts e engajamento da página, sugeriram um teste com humor, pois, segundo eles: “Os assuntos relacionados à morte nunca são interessantes” e a nova linha editorial atingiu um público nacional e hoje, o CEMI, como se autonomeia, virou um ponto turístico, além de ter aumentado sua receita exponencialmente, tendo jazigos sendo vendidos para pessoas de outros estados que querem ser enterrados no CEMI (inclusive eu haha).

Ao entrar em contato com a página, você verá um conteúdo super atualizado, engajamento fantástico e resposta imediata, mas, o grande trunfo do CEMI em 2018 foi o de criar um grupo-comunidade no Facebook onde as pessoas podem enviar conteúdo, interagir com a página e ter o seu conteúdo postado na página oficial. Similar ao que acontece com o South America Memes (que é outro case que traremos aqui em breve).

Quer saber mais sobre o Ominichannel? Comente “Eu quero” que te enviarei um presente que te ajudará a melhorar sua comunicação em sua página e quem sabe, ser um dos cases que eu trarei aqui.

Clique aqui e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira mão

 

Deixe um comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.